top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Canongia

Feliz Solstício de Verão


Solstício, para a Astronomia, é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude medida a partir da linha do equador. Os Solstícios ocorrem duas vezes por ano: um em junho e o outro em dezembro. O dia e a hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.


No Hemisfério Sul, o Solstício de Verão ocorre em dezembro e o Solstício de Inverno ocorre em junho, momento que também é marcada a mudança das estações. Este fenômeno astronômico criou no consciente coletivo de vários povos antigos a necessidade de explicá-los por meio de mitos e lendas, dando origens aos múltiplos rituais e festas como o Natal (dezembro) e as Festas de São João (junho).


O Solstício de Inverno, como marca o menor dia do ano, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão, por isso o acendimento de fogueiras e o uso de muitas velas. A cultura persa reverenciava o deus Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo Solstício de Inverno (dezembro no Hemisfério Norte). O Império Romano, no processo de sincretismo, incorporou a comemoração dessa divindade (Mitra) através do culto ao deus.

Sol Invictus. Mais tarde, Roma torna-se cristã e transforma a data que se comemoravam as festas do Sol Vencedor, no Natal. O mesmo se fez com outras festas das inúmeras comunidades recém convertidas ao cristianismo. Os antigos se preocupavam mais com a natureza e davam muita importância à relação Homem-Terra, Terra-Sol e Terra-Lua. Astrólogos, magos e filosóficos foram inspirados por estes relacionamentos


Como o Brasil foi colonizado por povos do Hemisfério Norte, esta tradição foi trazida para cá sem no entanto observarem a questão dos Hemisférios. Por isso comemoramos o Natal (Sol Invictus) em dezembro.


O Solstício de verão no Hemisfério Norte é celebrado em diversos locais, especialmente nos países do extremo norte da Europa com a festa do Sol da Meia Noite (Midsummer). Na Inglaterra, no dia do Solstício, Stonehenge permanece aberto durante toda a noite e um grande número de pessoas festeja o midsummer no local.

Os Equinócios e os Solstícios são conhecidos como portais celestiais, cada um com um significado de acordo com o período do ano e sua relação com um determinado Hemisfério. No passado, esses fenômenos astronômicos tinham grande importância para a agricultura. O Sol, como fonte de luz e calor, carregava o símbolo de soberano do mundo e rei dos céus, detentor dos poderes divinos que criam a vida. Essas datas eram imaginadas como passagens, por onde o Sol entrava e saía, ao terminar o seu curso em cada ciclo sazonal. Muitas dessas tradições foram conservadas e adaptadas ao longo da história, às vezes para fugir de perseguições religiosas e outras para ser mais facilmente absorvida por uma outra cultura.


Ordens e Tradições Esotéricas assimilaram estas tradições e incorporaram-nas, celebrando as festas equinociais e as solsticiais, reconhecendo-as no seu simbolismo. Um exemplo é a Maçonaria que reverencia São João Batista e São João Evangelista, cada um representando um Solstício e portando um significado oculto e místico por trás desta alegoria.


As tradições Herméticas são muito conectadas à todos os símbolos, rituais, mitos e festas que estejam relacionados com a representação da Luz. O Solstício de Verão é caracterizado como um período para libertar as forças escuras do nosso Eu interior, momento de celebrarmos em grupo e de nos prepararmos para o declínio da força solar. Hora de cultivar e cuidar das coisas que ingressaram em nossas vidas com mais cuidado. É um período de fecundidade e de festejar por tudo o que é bom na vida. É época de crescimento rápido, de plenitude, mas também uma fase de preparação para a escuridão que está por vir. Momento de recarregar as baterias, lembrarmos que também somos partículas das estrelas (sóis) e estamos aqui para levar a Luz para onde formos.


Aproveitamos, também, o dia de hoje para lançarmos este site: Os Filhos de Hermópolis e assim termos um canal para que possamos continuar espalhando a Luz.


Veritas et Virtus

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page