top of page
Buscar
  • fernandoamposta

Os 196 Anos da Regeneração de Jean-Baptiste Willermoz


Túmulo de Jean-Baptiste Willemoz - Lyon, Cimetière de Loyasse



Em 29 de maio de 1824, há 196 anos, Jean-Baptiste Willermoz morreu em Lyon - um maçom francês iniciado no "des Chevaliers Maçons Élus Coëns de l'Univers", discípulo de Martinez de Pasqually, participante da Convenção de Wilhelmsbad, que fundou o Regime Escocês Retificado, que contém a doutrina dos Elus Cohens em seus graus mais altos e, anteriormente, os graus mais altos do Rito que também continham operações teúrgicas adaptadas e usadas por Pasqually.

 

Jean-Baptiste Willermoz nasceu em 10 de julho de 1730 em Lyon e passou a maior parte de sua vida lá. Willermoz era um fabricante de seda e prata, que chefiava organizações de caridade. Ele foi iniciado na Maçonaria aos 20 anos e se tornou o Venerável Mestre de sua Loja aos 23 anos.


Em 1762, Willermoz se tornou o Grão-Mestre da Grande Loja de maçons regulares em Lyon, e acrescentou ao seu sistema de sete altos graus, mais um, o oitavo - "O Grão-Mestre Escocês, Cavaleiro da Espada e Cruz-de-Rosa". Em 1763, Willermoz e seu irmão Pierre-Jacques Willermoz (médico e químico) fundaram o “Soberano Capítulo de Cavaleiros Rosa Cruz da Águia Negra”, no qual foram realizados estudos alquímicos.


Na Ordem dos Eus Cohen, Willermoz recebeu uma recomendação de Bacon de la Chevalerie e do Marquês de Lusignan. Ele foi iniciado na Ordem em Versalhes em 1767.


Em 1770, Willermoz ingressou no Rito da Estrita Observância Templária de Von Hund, onde adotou o nome cavalheiresco "Eques ab Eremo". Ele também se tornou o Chanceler do Capítulo em Lyon. Em 1778, no Convento dos Gaules, Jean-Baptiste Willermoz advogou a reforma do Rito da Estrita Observância e conseguiu sua transformação com base na doutrina de Martinez de Pasqually sobre a "Reintegração dos Seres". Elementos da Ordem dos Elus Cohens foram introduzidos no sistema do Regime Escocês Retificado, e todas as referências aos Templários foram removidas. Em 1782, foi realizada a Convenção de Wilhelmsbad, onde o Rito da Estrita Observância deixou de existir, e o Regime Escocês Retificado com os mais altos graus, incluindo o C.B.C.S. (Chevalier Bienfaisant da Cité Sainte) foi finalmente formado e aprovado.

  

Jean-Baptiste Willermoz morreu em 29 de maio de 1824 em Lyon. Ele foi enterrado em Lyon, no Cimetière de Loyasse.


Veritas et Virtus

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page